Notícias

Foi lançado no dia 12 de junho o Edital do PIDIB 2018, as inscrições acontecem até o dia 20 de julho. Poderão se inscrever discentes regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMG, e que sejam discentes na primeira metade do curso, ou seja, conforme o edital 07/2018 "aquele que não tenha concluído mais de 60% da carga horária regimental do curso", a ser comprovado pelo Histórico Escolar. 

As inscrições serão realizadas de forma online. Confira o Edital completo.

O 5º Encontro presencial do Ceci, que ocorreu no dia 19 de maio de 2018, teve início com o tradicional café da manhã entre os cursistas. Em seguida, após alguns avisos dados pelo Profº Célio, foram iniciadas as palestras a respeito das disciplinas optativas ofertadas para o próximo módulo. Os cursistas puderam assistir a apresentação sobre a disciplina de Astrologia, com o Profº Arjuna, e logo em seguida a Profª Daniela apresentou sua disciplina, Temas Controversos. Ainda pela manhã os cursistas discutiram com seus tutores sobre as diversas atividades do curso. À tarde, a Profª Marciana apresentou a sua disciplina, Reflexões sobre o Ensino de Ciências Naturais. Um experimento ligado a disciplina foi realizado pelos cursistas com seus tutores e uma discussão geral com a Profª Marciana encerrou o encontro.

 

Confira as fotos aqui.

No encontro presencial do dia 14/04/2018, que se iniciou com o já tradicional café organizado pelos cursistas, a Profa. Nilma apresentou a disciplina DPEC. Uma atividade relacionada a ela foi desenvolvida nas salas pelos cursistas junto com os tutores Victor, Anderson, Janaína, Ludmila, Rafael e Tiago. Fechando a manhã, com novamente todos reunidos no auditório, a Profa. Nilma discorreu mais sobre a disciplina e respondeu às dúvidas dos cursistas. À tarde, os Profs. Josiley e Guilherme apresentaram a disciplina LPTC, também realizando uma atividade com os cursistas e respondendo às suas dúvidas. Depois, os cursistas, em suas respectivas turmas, responderam às questões formuladas como avaliação da disciplina CTS I. O encontro contou com a costumeira assessoria do pessoal da Secretaria do Curso, Maurício, Graça e Lucas, tanto em seu planejamento, quanto nas ações para o seu bom desenvolvimento durante todo o sábado.

Veja as fotos do evento AQUI

Muitas atividades marcaram o 3º encontro presencial do Curso CECi.

O sábado, 17 de março de 2018, começou com o já tradicional belo café organizado pelos cursistas. Pela manhã, após alguns informes e apresentação dos novos integrantes da equipe do CECi/Cecimig – tutor Victor e estagiário Lucas –, a cursista Janaína, da Turma B, foi eleita a representante discente no Colegiado do Curso. Em seguida, o Prof. Luís Gustavo dirigiu os trabalhos, apresentando a abordagem CTS e a disciplina que então seria iniciada.

Um jogo foi “jogado” pelos cursistas em suas turmas com os seus tutores: Victor, Anderson Janaína, Ludmila, Rafael e Tiago. Depois, com todas as turmas reunidas, os cursistas puderam expor suas impressões sobre o jogo e discuti-las com o Prof. Luís. À tarde, os coordenadores Marina, Célio e Arjuna e os tutores conversaram com os cursistas sobre o andamento do curso, sendo encaminhadas algumas questões para discussão e solução. Depois, em suas turmas, os cursistas apresentaram trabalhos e discutiram atividades relacionadas às disciplinas que estavam então se encerrando. Novamente, o encontro contou com o apoio dado pelo pessoal da secretaria do Curso: o secretário Maurício e os estagiários Fernanda e Lucas.

Veja as fotos do evento AQUI

Neste 2º encontro, pela manhã, após a abertura das atividades com informes dados pelos coordenadores Marina e Célio, os professores Eliane e Ely apresentaram aos cursistas do CECi a disciplina Ensino de Ciências

por Investigação – A. Uma atividade investigativa foi realizada e bastante discutida, primeiro em grupos e, depois, com todos reunidos com os tutores, professores da disciplina e o coordenador Arjuna. Na parte da tarde, os tutores Anderson, Janaína, Ludmila, Márcio, Rafael e Tiago abordaram, com os cursistas de seus respectivos polos, dúvidas e questões relativas à disciplina Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. Também apresentaram e discutiram o Guia do Cursista, manual que tem por objetivo apresentar informações sobre o curso, sua estrutura e funcionamento. De se destacar o café organizado pelos próprios cursistas e o apoio dado durante todo o encontro pelo secretário Maurício e a estagiária Fernanda.

 

Clique aqui para acessar as imagens do encontro.

 

Acesso